quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


Desenhar é uma ação de coordenação motora, mas a arte de desenhar é uma coordenação de ações para uma comunicação global.
Se levarmos em conta que qualquer um, após certo tempo de treino técnico, será capaz de executar atividades de desenho com certa habilidade, podemos afirmar que desenhar bem, requer um treino técnico que inclui exercícios de coordenação motora, conhecimento de medidas, proporção de massa, entre outros conhecimentos técnicos. Porem desenho Artístico de fato, requer um conhecimento muito mais profundo, não somente de técnicas de desenho e do objeto a ser desenhado, como também de si próprio, de emoções e de formas de transmiti-las. A arte influencia e é influenciada de varias formas, desde onde ela é produzida (local físico) como por quem ela é produzida ou o ambiente emocional que foi produzida. Um Artista pode filtrar de uma mesma imagem, varias formas de transmiti-la, induzindo reações diversas em seus espectadores.
A arte não consiste em transmitir imagem pré-concebida, mas induzi-las por meio de sentimento e sensações mesmo que estas não sejam figuradas sobre superfície. O movimento sinuoso do bailarino, ou a sinuosidade do pincel, podem transmitir a mesma sensação ao espectador, a velocidade que o um músico escuta suas notas e a violência dos traços de um desenhista, pode ter o mesmo significado. Estas particularidades serão transmitidas e notadas uma vez que o artista encontrar dentro de si uma de forma particular para fazê-lo.
Quando pensamos na arte dentro do contexto educacional, logo nos deparamos com vários obstáculos que vão da falta de conhecimento especifico, a dificuldades com recursos materiais. Na primeira situação, temos que nos fazer as seguintes pergunta:
O que é a Arte de fato, para que ela serve?
A genialidade artística é algo delegado somente a mestres intelectuais?
Como a arte se apresenta em nosso dia a dia?
Arte e cultura são as mesmas coisas?

Se não pudermos responder estas perguntas, fatalmente ficara difícil atingir sucesso na empreitada de discutirmos arte em um contexto educacional.
Acredito ser imprescindível para um educador, ver a produção artística, não como produto final, mas, como uma produção singular e mutável a cada cidadão.

“A realidade artística da imagem consiste em captar e transmitir detalhes de aspecto emocional através de quebra de tons, variações na escala monocromática, velocidade dos traços, luminosidade e consistência de luz, posicionamento e movimento do objeto alvo. A capacidade humana de captar tais singularidades esta ligada muito mais a sensibilidade que a técnicas adquiridas”.

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