A arte não é importante
Após uma reunião com amigos, em presidente prudente, onde nos debruçávamos no tema “arte como ferramenta indispensável na manutenção de uma comunidade, me vi obrigado a ouvir um infeliz comentário ”A arte não é importante”.
Bem estava eu em um ônibus me dirigindo a Regente Feijó onde coordeno um projeto de decoração natalina com garrafas Pet`s a três anos, quando fui reconhecido pelo motorista que logo me apresentou para sua cobradora que conversava com outro passageiro.
-Este é um grande artista da nossa cidade, vichi, ele desenha você na hora...
A moça sorriu e disse:
-É mesmo! Eu também desenhava...
Ela voltando-se para outro passageiro completou:
-Eu quando estudava, também desenhava bem, só tirava boas notas em arte, mas agora já não desenho mais... parei.
Eu logo emendei e disse:
-Não deveria ter parado!
O rapaz mostrando-se interessado no assunto completou:
-É mesmo? Que legal! Mas arte não é importante mesmo, eu estou quebrado... Esta semana participei de quatro HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo)
O cidadão se dizia professor e pior, de história!
Aff!! Em minha vã ignorância permito-me perguntar:
O que acontece nesse tal HTPC?
Para ilustrar achei isto, vejamos o relato de duas professoras:
Campos do Serrano, ... de setembro de 1998.
Oi, Emilia,
Como tem passado? Eu vou bem, com saudade das nossas conversas.
O que você achou do Encontro de Educadores? Eu, apesar de não ter ido, já conversei com algumas colegas que participaram e soube que foi muito interessante. Elas contaram muitas novidades, elogiaram bastante as palestras e trouxeram vários textos, dos quais já fiz uma cópia.
Sabe, ultimamente, eu tenho lido bastante, principalmente sobre a HTPC, que tem me interessado muito.
Tenho me preocupado em levar para estas reuniões temas atuais da educação, para que possamos melhorar nossas práticas na escola. Mas tenho apanhado muito, porque orientar um grupo de trabalho não é fácil.
Aqui na escola, temos muitos professores, tanto mais antigos, que conhecem bem os alunos e a escola, como recém chegados, que ainda estão se adaptando - o que traz diversidade para o corpo docente. Além disso, faz pouco tempo que trabalham juntos, as relações ainda são difíceis e eles não tem muitas idéias em comum sobre o que é ensinar, aprender, educar...
Pensando nas características desse grupo - e naquilo que entendo ser importante para a HTPC -, preparei uma reunião para os professores da manhã, levando questões que, para mim, poderiam ajudar o grupo a pensar um pouco sobre sua prática na sala de aula, sobre nossos compromissos e intenções com a educação: O que se ensina hoje na escola? Isso ajuda os alunos a compreenderem o mundo em que vivem?
Para estimular a discussão, escolhi o vídeo e o fascículo 1 do "Raízes e Asas" que recebemos no PEC, porque enfocam a preocupação com o acesso e a permanência dos alunos na escola, apresentando situações e depoimentos de pessoas de várias regiões do país. Achei que este material seria adequado, porque as escolas apresentadas no vídeo oferecem exemplos de práticas que revelam a intenção de formar sujeitos críticos, ativos e participantes. Além disso, a leitura do fascículo daria um suporte mais teórico à discussão do grupo. Como não tínhamos muito tempo, selecionei alguns trechos do vídeo e do texto que se relacionavam diretamente às questões que levantei.
Estas eram as minhas intenções, mas veja o que aconteceu:
Primeiro, assistindo ao vídeo, fiquei surpresa com a reação dos professores. Muitos debocharam do jeito simples de falar das pessoas filmadas; outros, ainda, comentaram que aquilo não tinha nada a ver com a realidade da gente e que o sucesso das atividades mostradas era inventado. Achei melhor não deixar esta reação tomar conta do grupo e tentei chamá-lo para o eixo da discussão, insistindo nas questões e procurando associá-las às falas e situações apresentadas no vídeo. Ao invés disso, algumas professoras relataram atividades que faziam e que consideravam "bem sucedidas", porque envolviam os alunos e tornavam as aulas mais animadas.
De repente, em meio aos relatos, a professora de História (que entrou este ano) começou a dizer que, na 5' série, estava sendo muito difícil tornar as atividades interessantes, porque as crianças não sabiam ficar quietas e eram desrespeitosas. A professora de Matemática não concordou, dizendo que essas crianças aprendiam com rapidez, desde que se soubesse lidar com elas. Essa discussão tomou conta do grupo; todos começaram a falar ao mesmo tempo: "As crianças da 5ª série não param. Como é possível trabalhar com essas crianças?"; "O que é melhor ensinar para as nossas crianças?"; A indisciplina na 5ª série é muito grande: eles se engalfinham, não param quietos nem amarrados. “Desse jeito, não dá para trabalhar”; "Como será que as crianças aprendem hoje?"; "Essas crianças precisam aprender a ouvir e a ter mais respeito pelos os outros" etc.
Sem que eu me desse conta, o tempo da reunião acabou, houve um clima de desentendimento e não conseguimos encerrar a nossa discussão. Fiquei muito desanimada por não conseguir dar conta de tudo que tinha previsto na pauta e, sobretudo, da discussão em torno das questões que procurei levantar.
Fui para casa e comecei a escrever no meu diário tudo o que havia acontecido. Foi bom fazer isto, porque enquanto eu estava escrevendo, rememorando os acontecimentos, fui mudando a minha interpretação sobre o que havia acontecido.
Inicialmente, eu achava que o grupo de professores talvez tivesse resistido à discussão por se sentirem confrontados com as práticas que apareciam no vídeo. Depois, pensando melhor, achei que eu não soube conduzir a reunião: Por que insisti em questões tão amplas, teóricas e abstratas, se os problemas concretos da sala de aula estavam aflorando com tanta força no grupo? Não teria sido melhor começar a discussão a partir das dificuldades enfrentadas por estes professores?
É, Emilia, ainda tenho muito que aprender, você não acha?
Bom, como estou de saída para ir ao supermercado, vou aproveitar e colocar esta carta no correio.
Um beijo e até mais ver,
Clarice
PS.: E se combinássemos um encontro para qualquer dia desses?
Poderíamos convidar algumas pessoas com quem convivemos no PEC e promover um "chá pedagógico". O que você acha?
Paraíso, ... de setembro de 1998.
Querida Clarice,
Pena você não ter podido ir ao Encontro de Educadores. Foi realmente muito bom! Adorei a ideia do "chá pedagógico". Precisamos contatar nossos colegas e agenda-lo. Acho que mais para o fim do ano será mais fácil...
Hoje estou um pouco cansada, pois, além de ter tido um dia muito corrido na escola (fazendo, como sempre, mil coisas), ainda tive que ir a uma reunião do meu condomínio para rediscutir regras de convivência entre os vizinhos. Não é fácil! Isso me faz lembrar do meu trabalho com os professores, na HTPC. Se não estivermos sempre retomando e discutindo as regras e a organização dos trabalhos, as coisas não dão certo. Lendo a sua carta, lembrei como foi difícil construir esse espaço de discussão e formação aqui na escola. Eu não sabia muito bem como deveria organizar esse momento. Ainda tenho muito a aprender, mas acho que estou encontrando um caminho, juntamente com os professores.
Pelo que li na sua carta, parece que você quis propor uma discussão de um tema geral que tivesse relação com as questões da sua escola. Por isso, eu acho que tanto as perguntas ("O que se ensina hoje na escola? Isso ajuda os alunos a compreenderem o mundo em que vivem?") quanto o material selecionado para introduzi-Ias foram muito pertinentes. Eles davam abertura para refletir sobre os problemas que os seus professores estavam apontando, como "O que é melhor ensinar para as nossas crianças?" e "Como será que as crianças aprendem hoje?". Portanto, não concordo que eles tenham se desviado do assunto, mas que o enfocaram de um ângulo que você não havia previsto. Além disso, você não acha que os professores que relataram suas experiências em sala de aula, particularmente as que estavam dando certo, também já não estavam caminhando na direção da questão? Talvez tenha faltado organizar todos os relatos desses professores e relacioná-los às questões teóricas apontadas no material que você usou na reunião, associando-os à prática em sala de aula. É preciso sistematizar o saber dos professores, realizando um percurso que vai da prática à teoria, voltando, então, novamente à prática.
Trecho retirado de “Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC)”.
Bem me permito ainda anexar esta explicação resumida:
“A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras”.
Fonte: http://www.brasilescola.com/artes/arte.htm
Vejam grifei em vermelho as palavras que, a meu ver demonstram e contradizem a infame frase “A arte não é importante”. Somos seres pensantes, nosso conhecimento não surge por osmose, logo tudo que produzimos é sim de importância relevante ao desenvolvimento humano. Nós os artistas reclamamos da falha ou da inexistência de editais de fomento a cultura, quando deveríamos mesmo analisar o contexto em que eles surgiram, nem sempre a sociedade entende arte como um movimento indispensável para seu desenvolvimento, ainda hoje nos deparamos com “Arte não serve para nada”. Quero lembrar que aquele texto sobre HTPC é de 1998 e passados doze anos alguns de nossos educadores ainda não estão preparados para responder questões tão complexas como “O que se ensina hoje na escola? isso ajuda os alunos a compreenderem o mundo em que vivem?”
Aos batalhadores da cultura, agentes, coordenadores, diretores e secretários de cultura, que errando na tentativa de acertar não se omitem em o faze-lo muito obrigado! Pois a “Arte é importante sim” e seus executores, mesmo que sem expressão, fazem parte de um processo indispensável para a sociedade.
Após uma reunião com amigos, em presidente prudente, onde nos debruçávamos no tema “arte como ferramenta indispensável na manutenção de uma comunidade, me vi obrigado a ouvir um infeliz comentário ”A arte não é importante”.
Bem estava eu em um ônibus me dirigindo a Regente Feijó onde coordeno um projeto de decoração natalina com garrafas Pet`s a três anos, quando fui reconhecido pelo motorista que logo me apresentou para sua cobradora que conversava com outro passageiro.
-Este é um grande artista da nossa cidade, vichi, ele desenha você na hora...
A moça sorriu e disse:
-É mesmo! Eu também desenhava...
Ela voltando-se para outro passageiro completou:
-Eu quando estudava, também desenhava bem, só tirava boas notas em arte, mas agora já não desenho mais... parei.
Eu logo emendei e disse:
-Não deveria ter parado!
O rapaz mostrando-se interessado no assunto completou:
-É mesmo? Que legal! Mas arte não é importante mesmo, eu estou quebrado... Esta semana participei de quatro HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo)
O cidadão se dizia professor e pior, de história!
Aff!! Em minha vã ignorância permito-me perguntar:
O que acontece nesse tal HTPC?
Para ilustrar achei isto, vejamos o relato de duas professoras:
Campos do Serrano, ... de setembro de 1998.
Oi, Emilia,
Como tem passado? Eu vou bem, com saudade das nossas conversas.
O que você achou do Encontro de Educadores? Eu, apesar de não ter ido, já conversei com algumas colegas que participaram e soube que foi muito interessante. Elas contaram muitas novidades, elogiaram bastante as palestras e trouxeram vários textos, dos quais já fiz uma cópia.
Sabe, ultimamente, eu tenho lido bastante, principalmente sobre a HTPC, que tem me interessado muito.
Tenho me preocupado em levar para estas reuniões temas atuais da educação, para que possamos melhorar nossas práticas na escola. Mas tenho apanhado muito, porque orientar um grupo de trabalho não é fácil.
Aqui na escola, temos muitos professores, tanto mais antigos, que conhecem bem os alunos e a escola, como recém chegados, que ainda estão se adaptando - o que traz diversidade para o corpo docente. Além disso, faz pouco tempo que trabalham juntos, as relações ainda são difíceis e eles não tem muitas idéias em comum sobre o que é ensinar, aprender, educar...
Pensando nas características desse grupo - e naquilo que entendo ser importante para a HTPC -, preparei uma reunião para os professores da manhã, levando questões que, para mim, poderiam ajudar o grupo a pensar um pouco sobre sua prática na sala de aula, sobre nossos compromissos e intenções com a educação: O que se ensina hoje na escola? Isso ajuda os alunos a compreenderem o mundo em que vivem?
Para estimular a discussão, escolhi o vídeo e o fascículo 1 do "Raízes e Asas" que recebemos no PEC, porque enfocam a preocupação com o acesso e a permanência dos alunos na escola, apresentando situações e depoimentos de pessoas de várias regiões do país. Achei que este material seria adequado, porque as escolas apresentadas no vídeo oferecem exemplos de práticas que revelam a intenção de formar sujeitos críticos, ativos e participantes. Além disso, a leitura do fascículo daria um suporte mais teórico à discussão do grupo. Como não tínhamos muito tempo, selecionei alguns trechos do vídeo e do texto que se relacionavam diretamente às questões que levantei.
Estas eram as minhas intenções, mas veja o que aconteceu:
Primeiro, assistindo ao vídeo, fiquei surpresa com a reação dos professores. Muitos debocharam do jeito simples de falar das pessoas filmadas; outros, ainda, comentaram que aquilo não tinha nada a ver com a realidade da gente e que o sucesso das atividades mostradas era inventado. Achei melhor não deixar esta reação tomar conta do grupo e tentei chamá-lo para o eixo da discussão, insistindo nas questões e procurando associá-las às falas e situações apresentadas no vídeo. Ao invés disso, algumas professoras relataram atividades que faziam e que consideravam "bem sucedidas", porque envolviam os alunos e tornavam as aulas mais animadas.
De repente, em meio aos relatos, a professora de História (que entrou este ano) começou a dizer que, na 5' série, estava sendo muito difícil tornar as atividades interessantes, porque as crianças não sabiam ficar quietas e eram desrespeitosas. A professora de Matemática não concordou, dizendo que essas crianças aprendiam com rapidez, desde que se soubesse lidar com elas. Essa discussão tomou conta do grupo; todos começaram a falar ao mesmo tempo: "As crianças da 5ª série não param. Como é possível trabalhar com essas crianças?"; "O que é melhor ensinar para as nossas crianças?"; A indisciplina na 5ª série é muito grande: eles se engalfinham, não param quietos nem amarrados. “Desse jeito, não dá para trabalhar”; "Como será que as crianças aprendem hoje?"; "Essas crianças precisam aprender a ouvir e a ter mais respeito pelos os outros" etc.
Sem que eu me desse conta, o tempo da reunião acabou, houve um clima de desentendimento e não conseguimos encerrar a nossa discussão. Fiquei muito desanimada por não conseguir dar conta de tudo que tinha previsto na pauta e, sobretudo, da discussão em torno das questões que procurei levantar.
Fui para casa e comecei a escrever no meu diário tudo o que havia acontecido. Foi bom fazer isto, porque enquanto eu estava escrevendo, rememorando os acontecimentos, fui mudando a minha interpretação sobre o que havia acontecido.
Inicialmente, eu achava que o grupo de professores talvez tivesse resistido à discussão por se sentirem confrontados com as práticas que apareciam no vídeo. Depois, pensando melhor, achei que eu não soube conduzir a reunião: Por que insisti em questões tão amplas, teóricas e abstratas, se os problemas concretos da sala de aula estavam aflorando com tanta força no grupo? Não teria sido melhor começar a discussão a partir das dificuldades enfrentadas por estes professores?
É, Emilia, ainda tenho muito que aprender, você não acha?
Bom, como estou de saída para ir ao supermercado, vou aproveitar e colocar esta carta no correio.
Um beijo e até mais ver,
Clarice
PS.: E se combinássemos um encontro para qualquer dia desses?
Poderíamos convidar algumas pessoas com quem convivemos no PEC e promover um "chá pedagógico". O que você acha?
Paraíso, ... de setembro de 1998.
Querida Clarice,
Pena você não ter podido ir ao Encontro de Educadores. Foi realmente muito bom! Adorei a ideia do "chá pedagógico". Precisamos contatar nossos colegas e agenda-lo. Acho que mais para o fim do ano será mais fácil...
Hoje estou um pouco cansada, pois, além de ter tido um dia muito corrido na escola (fazendo, como sempre, mil coisas), ainda tive que ir a uma reunião do meu condomínio para rediscutir regras de convivência entre os vizinhos. Não é fácil! Isso me faz lembrar do meu trabalho com os professores, na HTPC. Se não estivermos sempre retomando e discutindo as regras e a organização dos trabalhos, as coisas não dão certo. Lendo a sua carta, lembrei como foi difícil construir esse espaço de discussão e formação aqui na escola. Eu não sabia muito bem como deveria organizar esse momento. Ainda tenho muito a aprender, mas acho que estou encontrando um caminho, juntamente com os professores.
Pelo que li na sua carta, parece que você quis propor uma discussão de um tema geral que tivesse relação com as questões da sua escola. Por isso, eu acho que tanto as perguntas ("O que se ensina hoje na escola? Isso ajuda os alunos a compreenderem o mundo em que vivem?") quanto o material selecionado para introduzi-Ias foram muito pertinentes. Eles davam abertura para refletir sobre os problemas que os seus professores estavam apontando, como "O que é melhor ensinar para as nossas crianças?" e "Como será que as crianças aprendem hoje?". Portanto, não concordo que eles tenham se desviado do assunto, mas que o enfocaram de um ângulo que você não havia previsto. Além disso, você não acha que os professores que relataram suas experiências em sala de aula, particularmente as que estavam dando certo, também já não estavam caminhando na direção da questão? Talvez tenha faltado organizar todos os relatos desses professores e relacioná-los às questões teóricas apontadas no material que você usou na reunião, associando-os à prática em sala de aula. É preciso sistematizar o saber dos professores, realizando um percurso que vai da prática à teoria, voltando, então, novamente à prática.
Trecho retirado de “Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC)”.
Bem me permito ainda anexar esta explicação resumida:
“A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras”.
Fonte: http://www.brasilescola.com/artes/arte.htm
Vejam grifei em vermelho as palavras que, a meu ver demonstram e contradizem a infame frase “A arte não é importante”. Somos seres pensantes, nosso conhecimento não surge por osmose, logo tudo que produzimos é sim de importância relevante ao desenvolvimento humano. Nós os artistas reclamamos da falha ou da inexistência de editais de fomento a cultura, quando deveríamos mesmo analisar o contexto em que eles surgiram, nem sempre a sociedade entende arte como um movimento indispensável para seu desenvolvimento, ainda hoje nos deparamos com “Arte não serve para nada”. Quero lembrar que aquele texto sobre HTPC é de 1998 e passados doze anos alguns de nossos educadores ainda não estão preparados para responder questões tão complexas como “O que se ensina hoje na escola? isso ajuda os alunos a compreenderem o mundo em que vivem?”
Aos batalhadores da cultura, agentes, coordenadores, diretores e secretários de cultura, que errando na tentativa de acertar não se omitem em o faze-lo muito obrigado! Pois a “Arte é importante sim” e seus executores, mesmo que sem expressão, fazem parte de um processo indispensável para a sociedade.
Um comentário:
Muito bom seu assunto. A arte é alimento para nossas almas e para nosso corpo....
Jotacê Cardoso & Nelma Mélo
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