sábado, 20 de outubro de 2012



BIOGRAFIA DE GALA Eu chamo a minha mulher, Gala, Galuchka, Gradiva (porque ele tem sido a minha Gradiva), Oliva (pela oval do rosto e cor da pele); Oliveta, diminutivo catalão de oliveira (azeite) e seus derivados delirante: Oliueta , Oriueta, Buribeta, Buriueteta, Suliueta, Solibubuleta, Oliburibuleta, Ciueta, Liueta. Também o Lionette nome porque rugidos, quando irritado, como o leão da Metro-Goldwyn-Mayer, Esquilo, Tapir, Negus Little (porque parece que um animal selva animado) Abelha (porque descobre e traz todas as essências que se tornam o mel do meu pensamento no ramo de ocupado do meu cérebro). Eu trouxe o livro raro de magia que iria nutrir minha magia, documento histórico irrefutavelmente provado a minha tese de quando eu estava no processo, a imagem paranóico que meu subconsciente queria, pintar um retrato de um estranho destinado a revelar uma estética novo enigma conselho que iria salvar o romântico das minhas fotos muito subjetivos. Peço também Gala avelã Noisette Poilue-Cabeludo (por causa do cabelo fino que cobre seu rosto cor de avelã) e também "pele capa" (porque ele lê para mim em voz alta durante longas sessões de minha pintura, produzindo um murmúrio sino-como pele, através da qual eu aprender tudo o que, sem ela, nunca sei).


 
Gala e Salvador DaliGala e Salvador DaliGala em ParisGala em ParisGala em CadaquesGala em CadaquesGala (Kazan, Rússia, 1894 - Portlligat, Girona, 1982)Esposa e musa de Salvador Dali, Gala, cujo nome verdadeiro era Elena Ivanovna Diakonova-era uma mulher de grande mistério e intuição, que ele reconheceu o gênio artístico e criativo, onde existia e que, ao longo de sua vida, foi associada com muitos intelectuais e artistas.Na verdade, sabemos muito pouco sobre este personagem. Ele tem dois irmãos mais velhos Vadim e Nicolai, e uma irmã mais nova, Lydia, e passou sua infância em Moscou. Com 11 anos perde o pai. Sua mãe se casou com um advogado, com a Gala tem um ótimo relacionamento e através do qual ele pode receber uma boa educação. Estudante brilhante, terminou seus estudos no instituto a fêmea M. G. Brukhonenko com uma média notavelmente alto, e um decreto do czar habilita a trabalhar como professor do ensino primeiro e do ensino em casa. Em 1912, a tuberculose foi agravada de que estava arrastando há algum tempo e sua família decidiram inseri-lo no sanatório Clavadel, na Suíça. Lá ele faz amizade com Eugène Grindel (mais tarde conhecido como Paul Eluard), um jovem de sua idade, com quem compartilha o gosto pela leitura. Em 1914, ambos são descarregadas e depois esposa, Gala Éluard retorna para a Rússia e para a parte da frente. Eles se casaram em 1917, e em 1918 a única criança nasceu para ser Gala, Cécile. Eluard, já foi lançado como um poeta e mudou o nome, está relacionado com a vanguarda do movimento surrealista, especialmente com os 
 

criadores da revista Littérature: André Breton, Louis Aragon e Philippe Soupault. Gala também participaram algumas das suas reuniões. Entre 1922 e 1924, um relacionamento com Max Ernst, que pintou inúmeros retratos. Também é notável a sua amizade com o poeta René Char e especialmente René Crevel.Em 1929 ele conheceu Salvador Dalí. Em abril do mesmo ano, o artista viajou para Paris para a apresentação do filme Un Chien Andalou, fez com Luis Buñuel, lá, Camille Goemans, poeta belga e negociante de arte, introduz Paul Eluard. No verão daquele ano, e convidado por Dalí, Goemans e seu parceiro, René Magritte e sua esposa, Luis Buñuel, Eluard Paulo e Gala, com sua filha, Cécile, viajar para Cadaqués para passar algum tempo. Quando o pintor conheceu Gala, imediatamente se apaixona por ela. A Vida Secreta escreve: "Eu estava destinado a ser o meu Gradiva (o nome vem do título de um romance de W. Jensen, cujo principal personagem é a heroína de Sigmund Freud Gradiva e conduz cura psicológica do protagonista), o progride, a minha vitória, a minha mulher. " Gala e não separado do pintor. A partir desse momento, sua biografia está ligada ao Dali.Em 1948, Dali e Gala voltaram para os Estados Unidos, depois de oito anos de exílio. Dali é um pintor reconhecido em seu país e aceitou seu pai e de relacionamento de seu filho com uma mulher russa e separado. Desde então, o Dalí passar a primavera eo verão em Portlligat, e os invernos entre Nova York e Paris.Em 1958, Dali e Gala se casar em Angles santuário Els perto de Girona. Em 1968, o pintor Gala compra uma casa na pequena cidade de Púbol (Girona), que ele não pode ser acessada sem a permissão prévia por escrito de sua esposa. Entre 1971 e 1980, Gala passou algumas temporadas em seu castelo, sempre no verão. Depois de sua morte, em 1982, está enterrado lá. Desde 1996, o castelo está aberto ao público como Casa-Museu Gala Dalí Castelo Púbol.

Nenhum comentário: